Ideias originais para a confraternização de fim de ano da sua empresa

Ideias originais para a confraternização de fim de ano da sua empresa

Para quem trabalha com o planejamento e realização de eventos internos nas empresas, o final de ano já está aí! Veja como o esporte pode impulsionar o engajamento das equipes e transformar o evento de confraternização da sua empresa no momento mais esperado do ano.

As confraternizações de final de ano

Quando cada ano chega ao final, as empresas aproveitam para realizar eventos de apresentação de resultados, treinamentos e confraternizações.
Além disso, o clima de final de ano costuma ser mais festivo no país, com as altas temperaturas, os dias mais longos e as férias escolares ditando o astral nesta época do ano.

Por isso, todo ano as empresas buscam novas ideias e temas para engajar suas equipes e promover as festas de final de ano. Parte de um calendário maior de eventos e atividades, ou não, as confraternizações são ferramenta de integração importante para a área de Gestão de Pessoas. Estes eventos podem ser experiências memoráveis e aumentar a satisfação dos colaboradores em fazer parte da empresa. Para isto, é preciso conhecer bem o perfil do time e caprichar no planejamento.

Ideias diferentes para o final de ano na sua empresa

Procurando ideias originais para surpreender no próximo final de ano? Selecionamos algumas ações voltadas para diferentes perfis de empresas:

Confraternização em pontos turísticos na sua cidade

Integração Sport Club

Pesquise sobre as opções disponíveis na sua cidade. Além de locais públicos, como praças, parques e monumentos, há também aqueles que podem ser reservados, como teatros, ginásios e estádios. Descubra onde sua empresa pode utilizar a estrutura por 1 dia com exclusividade.

Mais do que alugar um espaço privativo comum, pontos de interesse famosos na cidade geram uma expectativa positiva e um ótimo retorno de engajamento. Quando o evento em si é memorável, está feita a receita para um boca-a-boca bastante positivo para a imagem da empresa. Afinal, pontos turísticos e famosos sempre acabam sendo lembrados quando passamos por eles em nossa cidade.

Jogos entre as áreas

Gincanas, olimpíadas ou torneios de vários tipos são ótimos para engajar as equipes de forma saudável e divertida.

Além dos jogos de mesa tradicionais, como pebolim, tênis de mesa, bilhar e outros, também é possível alugar equipamentos para atividades menos comuns, como arco-e-flecha, paintball, mini-golf e outros.

O importante é conhecer o perfil dos colaboradores e equipes e assim definir quais as atividades podem gerar maior interesse. Depois basta definir a premiação e agitar a competitividade entre os times.

Torneio esportivo

Se a ideia é realizar uma confraternização ao ar livre, com um dia inteiro de integração, alimentação e atividades conjuntas, nada melhor do que organizar um torneio esportivo.

No Brasil o futebol é o esporte mais popular, mas também existe muito interesse pelo vôlei, basquete e seus variantes. O diferencial, neste caso, é proporcionar uma organização profissional, com tabela, uniformes, arbitragem e narração, por exemplo. Afinal, a organização torna a competição muito mais interessante e emocionante para todos os participantes.

e-Sports

Copa Nets - eSports

Se os colaboradores da empresa vivem a febre dos e-Sports, por que não organizar um torneio para eles?

Os campeonatos de videogame já são uma realidade em várias empresas. Além disso, organizar o seu próprio evento pode gerar um ótimo engajamento, e pode ser ser mais simples do que você imagina.

Com equipamentos especiais, decoração dos ambientes, narração e gravação em vídeo dos melhores momentos, você consegue transformar a brincadeira em uma experiência de valor e gerar conteúdos para sua comunicação interna, por exemplo.

Há também diversos tipos de jogos, que podem interessar a diferentes perfis de pessoas. Jogos que envolvem a movimentação do corpo no lugar dos controles manuais, por exemplo. Ou ainda jogos em realidade virtual ou aumentada são alguns exemplos que costumam fazer sucesso, mesmo entre os menos aficionados.

Convidados Especiais

Poucos eventos marcam tanto quanto encontrar e interagir com personalidades que são referência em suas áreas de atuação, ídolos de infância ou celebridades. Novamente, o esporte pode tornar esta interação ainda mais próxima, como poder jogar uma partida com um ex-atleta, ou conhecer in loco as estórias por trás de partidas famosas.

Para organizar este tipo de confraternização é muito importante começar a planejar antes, já que este tipo de negociação pode levar algum tempo, e a urgência tende a encarecer os contratos.

Como viabilizar a confraternização de final de ano na sua empresa

Mesmo que uma ideia pareça ideal para seu evento, sabemos que tirar as ideias do papel pode ser mais desafiador do que parece. É preciso avaliar diversos fatores, realizar orçamentos e ainda trabalhar dentro de margens justas. 

Por isso, é importante contar com o apoio de uma agência de endomarketing, especializada no planejamento e realização de eventos.

Com sua experiência, a agência pode garantir um planejamento mais rápido e adequado. Sem esquecer, é claro, dos procedimentos de segurança e logística para que todos possam usufruir do evento da forma planejada.

Tem uma ideia bacana mas não sabe como começar? Para saber mais sobre o como podemos auxiliar na realização do seu evento, fale com a gente!

Conclusão

As festas de final de ano são uma ótima oportunidade para a Área de Gestão de Pessoas das empresas. Nesta época, acontecem festas e confraternizações, e é importante engajar as equipes para que este momento seja aproveitado por todos.

Há soluções para empresas de qualquer porte e perfil de atividade.

Usando a criatividade e contando com o apoio de seus parceiros, é possível transformar a sua confraternização em uma experiência memorável para toda a equipe. Por isso, não deixe para a última hora. Fale com uma agência especializada em endomarketing para avaliar qual a melhor ideia para o final de ano na sua empresa!

Deixe uma resposta

Fechar Menu