Bolão na Copa do Mundo: dicas para organização com colaboradores

A Copa do Mundo sempre é um evento que desperta muito interesse, sendo fã de futebol ou não. Aproveite que todos estão em alta expectativa para esse momento e crie uma experiência descontraída, como forma de endomarketing esportivo, para os seus colaboradores. E neste texto vamos falar do conhecidíssimo Bolão, que pode parecer uma ação simples de ser aplicada, mas que requer organização e ótimo trabalho de comunicação para obter engajamento. 

 

  • Por que um bolão?

Quando falamos de bolão, logo lembramos das brincadeiras que esse tipo de evento promove. Também pudera, é uma maneira superdivertida de acompanhar e palpitar sobre os jogos. Conhecendo ou não o esporte, todos os profissionais se envolvem e esse processo de integração é um dos grandes benefícios de se realizar o jogo de pitacos. A premiação é sempre o combustível para que todos deixem os seus palpites. As “zebras” costumam aparecer, o que cria um ambiente ainda mais descontraído.

 

  • Pesquise antes de colocar em prática

 Primeiro, é fundamental que você da área de endomarketing ou do RH faça uma pesquisa para entender o seu público. Isso é de extrema relevância, já que alguns colaboradores podem apresentar dificuldades com aplicativos ou sistemas mais robustos. Então, procure saber como os colaboradores da sua empresa gostariam do Bolão. Depois disso dá para saber o gosto da galera.


  • Como aplicá-lo?

 As formas mais comuns atualmente no mercado são apresentadas via sites e aplicativos. Os dois formatos possibilitam aos colaboradores o rápido cadastro e atualização dos palpites até 10 minutos antes de cada jogo. Em ambos são geradas senhas individuais para acompanhamento, em tempo real, do seu desempenho e classificação geral. Isso que é pura emoção!

 

  • Premiações

Aqui, mais uma vez, é importante entender o seu público interno para desenvolver as premiações. Contudo, algumas coisas são consideradas verdadeiras jogadas de craque e não poderão faltar na sua lista, como camisetas da seleção, tvs, celulares, notebooks e tablets. E existem alternativas melhores elaboradas, como uma viagem para a família do vencedor ou vencedora, por exemplo.

 

Algumas empresas também preferem aplicar premiações em dinheiro. Entretanto, pelas nossas recentes experiências, acreditamos que o melhor é criar uma lista de entrega de prêmios do primeiro ao quinto colocado, com materiais (brindes) e experiências fora do ambiente de trabalho. 

  • Comunicação é muito importante!

Para que todos tenham uma boa experiência no bolão, é preciso que os colaboradores estejam informados sobre tudo o que acontece na competição. Últimos jogos, resultados e tabela são exemplos de conteúdos que podem ser adicionados em sua comunicação interna. Ao enviar notícias sobre o campeonato, todos recebem dicas para deixar seu palpite e o endomarketing foi bem executado dentro da organização.

 

  • Todos podem participar, até fora do ambiente de trabalho

Por ser inclusivo, o bolão gera engajamento não só dentro do trabalho. Com os aplicativos para celular e sites, amigos e familiares também podem ajudar nos pitacos durante o mundial. Os palpites ficam salvos em nuvem, o que facilita os registros, que podem ser feitos em qualquer lugar.

 

  • Conclusão

Quando se realiza um bolão, as pessoas entendem a Copa do Mundo como um evento diferente, ainda mais atrativo de se acompanhar. Trazer esse clima de esportividade e união para dentro da sua organização vai ser um golaço.  O bolão pode ser realizado de muitas formas, inclusive existem empresas especializadas neste tipo de ação, dentro de um projeto de endomarketing esportivo. Procure maneiras de levar essa experiência para o seu time.



PODEMOS AJUDAR COM O BOLÃO DA SUA EMPRESA

Por João Victor Fortunato 24 jan., 2022
Considerado o maior estadual do país, o Paulistão começou. Veja como acompanhar os jogos do seu time do coração.
Por Raony Pacheco 31 ago., 2020
Quando falamos em ação de endomarketing esportivo , muitas empresas pensam, na grande maioria, em atividades voltadas para o público masculino. O que é um erro! As colaboradoras estão cada vez mais ligadas nos esportes, independente da modalidade, e, por experiências que já realizamos na RP2 SM, podemos afirmar que o esporte para elas é sinônimo de engajamento e motivação! Aqui no nosso blog, vamos pegar como exemplo um evento que realizamos em 2018, ano da Copa do Mundo, realizada na Rússia. No ano, desenvolvemos a Copa Nets, para a Netshoes, que tinha como objetivo a criação de um dia de jogador profissional para o time nets. Aí chegamos no ponto fundamental: o time nets. A equipe é composta por homens e mulheres, e claro que elas deram show! Realizamos o evento no estádio do Santos, conhecido como Vila Belmiro. E as colaboradoras foram as primeiras a abrir o evento. Olha só como fizemos isso: - Separamos as colaboradoras em dois times, com 11 jogadoras em cada - As equipes foram divididas nas cores verdes e vermelhas - Cada jogadora recebeu o seu colete para o usar no jogo - O vestiário principal do estádio, o usado pelo Santos, ficou totalmente disponível para as colaboradoras, que puderam se trocar no local para se preparar para a partida Esses pontos fizeram parte, obviamente, antes da emoção rolar com a partida no gramado. Sobre o jogo, tem toda uma lógica, que está ligada à experiência, que fez parte da partida: - As jogadoras entraram em campo da mesma forma que é realizada a entrada de atletas em partida oficiais - Depois de perfiladas no centro do gramado, o som ambiente do estádio tocou o hino nacional E o jogo rolou e pronto? Nada disso, existem formas de você ampliar a experiência das participantes. Por isso, o endomarketing deve ter atenção no planejamento da ação, para não perder a oportunidade de marcar um verdadeiro golaço! O que fizemos: - Colocamos um narrador, no estilo rádio, para narrar as partidas. A locução saia na caixa de som do estádio. Isso já cria um clima diferente - No intervalo da partida, o locutor entrevistava integrantes das duas equipes no gramado mesmo No final da partida, outro ponto de experiência foi destinado para as participantes. Criamos um ambiente personalizado no espaço de coletiva de imprensa do estádio. Cada colaboradora pôde ser entrevistada e falar do jogo, do dia de jogadora e da oportunidade de vivenciar o futebol em um estádio que recebe os principais jogos do Brasil. Criatividade pós-evento: Outro fator importantíssimo é a forma de trabalhar o pós-eventos com as colaboradoras. No evento da Netshoes, desenvolvemos uma forma de captação das imagens do jogo. Assim, depois o material foi editado com todos os pontos que fazem arte de uma transmissão de um jogo profissional na tv: criamos os gcs com escalações, placar do jogo e o nome de cada atleta, como identificação, na hora da coletiva de imprensa. Depois de finalizado o processo de edição, o vídeo foi enviado para a NetShoes, que, por meio de suas ferramentas internas, compartilhou o vídeo com as colaboradoras. Ou seja, foi elaborado um material de comunicação e recordação para as participantes. Conclusão Com o cenário de oportunidades apresentado, vale o endomarketing olhar com carinho o esporte para atividades futuras com a colaboradoras. Em tempos de pandemia, obviamente, a prática de esportes coletivos está parada. Contudo, dá para começar a fazer uma pesquisa de campo e saber o esporte preferido das colaboradoras e, assim, começar a planejar uma ação para elas. Confira como foi:
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