Quando falamos em ação de endomarketing esportivo, muitas empresas pensam, na grande maioria, em atividades voltadas para o público masculino. O que é um erro! As colaboradoras estão cada vez mais ligadas nos esportes, independente da modalidade, e, por experiências que já realizamos na RP2 SM, podemos afirmar que o esporte para elas é sinônimo de engajamento e motivação!

Aqui no nosso blog, vamos pegar como exemplo um evento que realizamos em 2018, ano da Copa do Mundo, realizada na Rússia. No ano, desenvolvemos a Copa Nets, para a Netshoes, que tinha como objetivo a criação de um dia de jogador profissional para o time nets. Aí chegamos no ponto fundamental: o time nets. A equipe é composta por homens e mulheres, e claro que elas deram show!

Realizamos o evento no estádio do Santos, conhecido como Vila Belmiro. E as colaboradoras foram as primeiras a abrir o evento. Olha só como fizemos isso:

- Separamos as colaboradoras em dois times, com 11 jogadoras em cada

- As equipes foram divididas nas cores verdes e vermelhas

- Cada jogadora recebeu o seu colete para o usar no jogo

- O vestiário principal do estádio, o usado pelo Santos, ficou totalmente disponível para as colaboradoras, que puderam se trocar no local para se preparar para a partida

Esses pontos fizeram parte, obviamente, antes da emoção rolar com a partida no gramado. Sobre o jogo, tem toda uma lógica, que está ligada à experiência, que fez parte da partida:

- As jogadoras entraram em campo da mesma forma que é realizada a entrada de atletas em partida oficiais

- Depois de perfiladas no centro do gramado, o som ambiente do estádio tocou o hino nacional

E o jogo rolou e pronto? Nada disso, existem formas de você ampliar a experiência das participantes. Por isso, o endomarketing deve ter atenção no planejamento da ação, para não perder a oportunidade de marcar um verdadeiro golaço!

O que fizemos:

- Colocamos um narrador, no estilo rádio, para narrar as partidas. A locução saia na caixa de som do estádio. Isso já cria um clima diferente

- No intervalo da partida, o locutor entrevistava integrantes das duas equipes no gramado mesmo

No final da partida, outro ponto de experiência foi destinado para as participantes. Criamos um ambiente personalizado no espaço de coletiva de imprensa do estádio. Cada colaboradora pôde ser entrevistada e falar do jogo, do dia de jogadora e da oportunidade de vivenciar o futebol em um estádio que recebe os principais jogos do Brasil. 

Criatividade pós-evento:

Outro fator importantíssimo é a forma de trabalhar o pós-eventos com as colaboradoras. No evento da Netshoes, desenvolvemos uma forma de captação das imagens do jogo. Assim, depois o material foi editado com todos os pontos que fazem arte de uma transmissão de um jogo profissional na tv: criamos os gcs com escalações, placar do jogo e o nome de cada atleta, como identificação, na hora da coletiva de imprensa. 

Depois de finalizado o processo de edição, o vídeo foi enviado para a NetShoes, que, por meio de suas ferramentas internas, compartilhou o vídeo com as colaboradoras. Ou seja, foi elaborado um material de comunicação e recordação para as participantes. 

Conclusão

Com o cenário de oportunidades apresentado, vale o endomarketing olhar com carinho o esporte para atividades futuras com a colaboradoras. Em tempos de pandemia, obviamente, a prática de esportes coletivos está parada. Contudo, dá para começar a fazer uma pesquisa de campo e saber o esporte preferido das colaboradoras e, assim, começar a planejar uma ação para elas. 

Confira como foi:


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