A comunicação eficiente é uma das premissas fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. É também um norte para a área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em qualquer empresa.
Além da comunicação dentro de cada área e da coordenação entre áreas, também são os meios internos de comunicação que divulgam e propagam a cultura da empresa, sua missão, propósito e os valores da corporação e dos indivíduos que fazem parte da companhia.
Ou seja, a Comunicação Interna de uma empresa é fundamental não apenas porque possibilita o bom andamento dos processos produtivos, mas também influencia na integração, no clima organizacional, no ambiente de trabalho e acaba impactando até mesmo a atração e a retenção de talentos.
Portanto, antes de pensar em quais ferramentas digitais sua empresa deve adotar, é preciso definir um projeto estratégico de comunicação interna e endomarketing. Mais importante do que a escolha desta ou daquela ferramenta são os objetivos da empresa e das áreas envolvidas.
Para isso, é fundamental que exista uma boa parceria entre o Marketing e RH, pois juntas estas duas áreas têm a capacidade de desenvolver uma comunicação interna envolvente e eficaz, além de realizar ações e eventos com objetivos em comum.
Além disso, quando o assunto são as ferramentas, há hoje uma série de softwares gratuitos ou freemium, que possibilitam soluções inovadoras e bastante econômicas.