Experiência do Colaborador – o novo olhar das organizações

Saiba como o conceito de Experiência do Colaborador tem auxiliado as empresas na atração e retenção de talentos e redução do turnover.

Quando falamos em negócios, há dois conceitos que não saem de moda há um bom tempo: inovação e tecnologia. Nada mais justo, afinal em qualquer ramo de atuação assistimos a uma transformação causada por empresas de tecnologia e novos produtos digitais.

Recentemente, as empresas que conseguiram se destacar nesse novo cenário foram capazes de agregar um terceiro elemento: a experiência.

O conceito tão valorizado por Steve Jobs foi essencial para que a Apple se destacasse no mercado de computadores. E a valorização da experiência veio para ficar, guiando o desenvolvimento de produtos, serviços, marcas em muitas empresas em todo o mundo. E assim também na área de gestão e desenvolvimento de pessoas. É disso que vamos falar agora.
A Experiência do Colaborador na sua empresa

Seus times de marketing, vendas e atendimento já estão focados na experiência do seu cliente, a cada ponto de contato, mesmo antes dele se tornar cliente, não é mesmo? Cada peça é planejada e o objetivo é auxiliar sua audiência, para que sua marca seja lembrada e acolhida no momento seguinte.

Pois então, algumas empresas perceberam que vale a pena trazer este conceito também para o público interno. Dentro destas empresas, acontece algo semelhante como uma evolução da cultura organizacional. É a Experiência do Colaborador, ou employee experience (EX). Trata-se do mapeamento e planejamento de ações para uma melhor experiência de cada colaborador em uma empresa.

A cultura da Experiência do Colaborador vai muito além do chamado onboarding, a recepção e treinamento de cada profissional, além da apresentação formal a cada área e seus pontos de contato.

As empresas que trabalham com metas e ações pensadas para a Experiência do Colaborador possuem processos direcionados neste sentido. Este cuidado inicia desde antes da contratação de candidatos até o desligamento de colaboradores.

Em 2018, a Forbes levantou alguns pontos sobre esta forma de planejamento:

  • as ações extrapolam os processos da área de RH e chegam às áreas de comunicação e tecnologia, por exemplo
  • o tratamento aos colaboradores é similar aos clientes, porém mais completo e caracterizado por um vínculo
  • preocupação com as experiências diárias promovidas aos colaboradores
  • alinhamento entre as ações e a cultura organizacional da empresa
  • clareza estratégica e engajamento das lideranças da empresa
  • ambientes favoráveis à inovação e promoção de culturas saudáveis e coerentes
  • empatia, diálogo e promoção da consciência
Benefícios do Employee Experience

Na prática, melhorar a experiência do colaborador traz diversos benefícios também para as marcas. Ao promover maior transparência nas relações de trabalho as empresas conseguem um maior engajamento de seus profissionais, retém mais profissionais e atraem novos talentos.

Além disso, há outros benefícios:
Auxilia no Atendimento aos Clientes
Os colaboradores devem ser os primeiros a conhecer e defender os valores da marca. Especialmente aqueles que trabalham em contato direto com seus clientes.

Por isso, garantir uma experiência adequada aos colaboradores é a maneira mais eficiente de entregar um atendimento qualificado para o seu cliente final.
Melhora no ambiente de trabalho

O fortalecimento da cultura organizacional favorece a identificação do público interno com a marca e ajuda no engajamento dos profissionais em relação aos projetos. Um melhor ambiente de trabalho por sua vez impulsiona a produtividade das equipes.
Ações para valorizar a Experiência do Colaborador na sua empresa

Independentemente do tamanho de sua empresa, existem diversas ações para valorizar a Experiência dos seus colaboradores. Veja algumas sugestões:
Comunicação direta
A utilização de plataformas digitais como o Slack, ou o WorkPlace, facilita o acesso e a distribuição interna de informações e organiza o fluxo através dos diferentes canais, por assuntos ou áreas de interesse, como o setor de uma empresa, ou um projeto com 2 ou mais áreas envolvidas.

É possível configurar canais internos e abertos para cada área. Assim o time de marketing, por exemplo, pode possuir 2 canais: um somente para os membros da área e outro aberto a todos que quiserem saber ou interagir sobre os tópicos relativos ao marketing. Desta forma, a discussão se torna mais clara e organizada, e o acesso às áreas é facilitado pela tecnologia.
Onboarding planejado

Os primeiros contatos de um colaborador com seu novo time são muito importantes para que sua integração à empresa seja rápida e natural. Por isso, planejar as atividades, apresentar as diversas áreas e facilitar a compreensão da estrutura e dos processos são ações que ajudam os novos membros a se tornarem parte de um time vencedor. Afinal, quanto mais cedo os novos colaboradores vestirem a camisa, mais cedo estarão prontos para desempenhar todo seu potencial junto ao novo time.
Objetivos Claros

As metas e os objetivos individuais devem ser claros. Na realidade, o colaborador deve ter clareza quanto ao propósito da marca e os objetivos de curto e longo prazo da empresa, bem como de sua área. Individualmente, as pessoas se sentem melhor quando sua missão tem metas claras e atingíveis.

Um conceito bastante utilizado é o de SMART goals:

S – Specific – Específico
M – Measurable – Mensurável
A – Achievable – Atingível
R – Realistic – Realista
T – Timely – Mensurável no tempo, datável
Métricas objetivas de performance individuais e por área

Hoje em dia se usa muito o conceito de OKRs ou Objective Key Results – Resultados dos Objetivos Chave. Ou seja, trata-se de mapear os números que poderão avaliar de forma objetiva os resultados da empresa.

Os OKRs devem ser checados e podem ser reavaliados a cada período (mensal ou trimestral, por exemplo). Mas uma vez acordados entre as áreas no inicio de cada período, devem ser perseguidos durante este tempo determinado. Assim, ficam todos na mesma página, desde os números da empresa, cada área e individualmente.
Feedback constante

Umas das queixas mais frequentes nas pesquisas internas nas empresas diz respeito à falta de feedback claro e constante. Por isso, estabelecer rotinas e critérios objetivos para o feedback claro e multi-direcional é o caminho recomendado.
Reconhecimento por performance

A valorização dos bons profissionais e o reconhecimento pelo esforço e pelo resultado são essenciais na Experiência do Colaborador. Rituais de premiação a cada mês ou trimestre ajudam as equipes a criarem referências e motivam as pessoas a conquistarem também esse reconhecimento junto aos demais.
Promova práticas saudáveis
Promover o bem estar é sempre uma boa pedida. Seja através de iniciativas relacionadas à alimentação, saúde ou mesmo práticas esportivas na empresa, há possibilidades para qualquer perfil de empresa.

Você pode organizar dias temáticos na empresa, por exemplo. Um dia para todos levarem seus pets, ou uma refeição organizada em conjunto, são algumas das ideias simples que podem servir como pano de fundo para uma ação de integração, treinamento ou recreação.
Realize Eventos de Integração

Reunir a equipe periodicamente para uma pausa ajuda muito na integração entre as pessoas. No entanto, é preciso ter objetivos claros e procurar formas de engajar os colaboradores e oferecer experiências memoráveis em cada uma destas datas. Usando a criatividade e alguma pesquisa, não faltam opções para inovar a cada nova data.
Conclusão – A experiência dos seus colaboradores já impacta seus resultados

O foco na Experiência do Colaborador reflete a fixação das marcas pelos conceitos de experiência do usuário ou experiência de compra. Assim como nestas áreas, a preocupação com a Experiência do Colaborador alavanca resultados na área de gestão de pessoas em empresas de todo o mundo.

Ações e processos voltados para uma melhoria na Experiência dos Colaboradores facilitam na atração e retenção de talentos. Além disso, melhoram a performance das equipes e favorecem a marca de um modo geral.
Para saber mais sobre como melhorar a Experiência do Colaborador na sua empresa, conte com o apoio de uma agência especializada em ações de endomarketing. Nossos consultores podem apontar os melhores caminhos para o seu projeto. Fale com a gente!
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