Marketing e RH - um bom alinhamento pode transformar sua empresa.

Dia desses, numa conversa informal com colegas de profissão surgiu o seguinte questionamento: Como o Marketing pode apoiar a área de Desenvolvimento de Pessoas, mais conhecido como o RH?

Explico. O marketing ganhou importância com a tecnologia digital e hoje a área de comunicação das empresas apoia ou até mesmo interfere nas decisões de produto, vendas e suporte – na maioria das empresas. O departamento financeiro costuma não entrar nesta seara, e acaba ficando um tanto distante das operações do Marketing. Mas e o RH, afinal, deve ou não se aproximar da área de Marketing?

Endomarketing

A resposta é SIM! O Marketing Interno, ou Endomarketing, tem como público-alvo os próprios colaboradores e parceiros de uma empresa, e tem como finalidade delinear a imagem institucional da empresa entre os colaboradores, integrar áreas e melhorar o grau de satisfação interno.

Embora os objetivos e métricas sejam diferentes do que o profissional de marketing está acostumado a trabalhar na área de aquisição, a atuação junto à área de Desenvolvimento de Pessoas contribui para alcançar uma comunicação uniforme, eficaz e alinhada com a cultura da empresa.

Em geral, as ações são focadas na formação e no bem-estar dos colaboradores, visando melhorar o rendimento das equipes. São ações que promovem a interação, motivação, e informação qualificada, através de ações pontuais ou periódicas, eventos e treinamentos.

Exemplos de Endomarketing

Reconhecimento de bons Exemplos

Valorizar e divulgar os esforços e resultados daqueles colaboradores que se destacam ajuda a motivar e estabelecer referências e padrões altos, além de impactar positivamente a confiança da equipe como um todo.

Integração entre equipes

Ações de integração entre equipes costumam engajar os profissionais, melhorar a comunicação interna, a satisfação com o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores.

As possibilidades são muitas. Por exemplo, em 2019 o Brasil sedia a Copa América e participa como uma das favoritas na Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Endomarketing Esportivo oferece um leque amplo de opções para empresas de todos os tamanhos.

Treinamentos e Capacitações

Treinamentos na própria empresa ou em ambientes externos podem ser programados periodicamente. Além de trazer benefícios para a empresa, também contribuem com o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Além disso, treinamentos são também instrumento de integração entre áreas.

O Endomarketing traz resultados

Além dos benefícios que já mencionamos, o Endomarketing também pode reduzir drasticamente os custos de recrutamento e seleção de profissionais.

Em 2016, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que 76% dos gestores de recrutamento entrevistados acreditam que a marca impacta significativamente o interesse de grandes talentos.

Outra pesquisa, da “Employer Brand International” mostra que 33% das empresas acreditam que suas marcas de empregadores facilitam suas contratações. 37% acreditam que a marca reduz os custos de recrutamento e 24% acreditam que a marca favorece o envolvimento do funcionário com a empresa.

Para saber mais sobre os benefícios que a sua empresa pode obter com uma estratégia de Endomarketing bem estruturada, saiba como funciona uma agência de endomarketing – fale com a gente!

Sobre o Autor: Tiago Otani é sócio da IlhadoSilicio.com, especialista em Inbound Marketing e parceiro da RP2 Sport Marketing.
https://www.linkedin.com/in/tiagootani/
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