O blog da RP2 Sport Marketing apresenta dicas para você usar o esporte como ferramenta de endomarketing no período da pandemia. Como muitos colaboradores estão em casa, trabalhando, dá para aplicar atividades de engajamento, motivação e, até, exercícios que proporcionam qualidade de vida no ambiente em que cada colaborador está desenvolvendo suas atividades. 

Vamos começar com ginástica laboral em casa. Com os colaboradores trabalhando em casa, sentados, durante boa parte do dia, é ideal que a empresa se preocupe no evitar de problemas como, por exemplo, a LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Para isso, é fundamental que seja criado um cronograma para que exercícios de ginástica laboral possam ser realizados pelos funcionários. 

Para isso, a empresa pode, em conjunto com a gestão da equipe, criar uma agenda, com horários definidos. Fundamental, também, é criar uma sala online, com coordenação de um profissional especializado em ginástica laboral, para observar o desenvolvimento das atividades em cada colaborador e, até mesmo, responder dúvidas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Empresas, atenção – As empresas devem se preocupar com os novos postos de trabalho dos colaboradores. Ou seja, é natural que muitos, por estarem em casa, adequem espaço para o desenvolvimento das tarefas. É aí que mora o perigo. 

Márcio Aldecoa, diretor da LIFE PQV, explica que as empresas devem perguntar aos colaboradores e tentar, o máximo possível, saber as condições dos novos “postos de trabalho”. “Como muitas empresas não se prepararam para o problema da pandemia, os colaboradores tiveram que logo trabalharem de casa. Isso fez com que cada um adequasse a sua maneira o espaço para trabalhar. Não se deve usar a mesa da cozinha. Outro ponto negativo é o sofá. Trabalhar no sofá pode trazer graves problemas para a coluna”, enfatiza. “O notebook no colo também é ruim”. 

Dicas - Mesa com o canto arredondado e uma cadeira com regulagem ou com uma altura que possa manter os pés apoiados são pontos importantes. “Para quem trabalha digitando, o teclado tem que estar mais profundo na mesa, para facilitar o apoio do seu antebraço”, explica Aldecoa. 

Alongamentos também devem ser feitos. O fato de trabalhar em casa pode, por muitas vezes, não fazer com que o colaborador se levante. E isso, com o tempo, será um fator primordial para desconfortos. 

“Uma musculatura muito dura dificulta a circulação sanguínea. Portanto, quando alongamos fazemos com que a nossa flexibilidade melhore e, claro, a nossa circulação do sangue também melhora”, enfatiza. 

Mas ginástica laboral é endomarketing esportivo? 

Ginástica Laboral é, de fato, uma proposta para melhorar a saúde do colaborador nas empresas. Contudo, no período da pandemia, pode servir para desencadear um interesse na prática de atividade física, em casa mesmo. Além de proporcionar um tempo de relaxamento e entrosamento de equipe – com certa descontração – durante o horário de trabalho.

O fator positivo da implementação da ação, também, passa pelo combate ao sedentarismo, algo que infelizmente pode ser desenvolvido no dia a dia do colaborador pelo fato de ficar em casa. 

Confira o bate-papo completo com Márcio Aldecoa, diretor da LIFE PQV, no nosso canal no YouTube:





Por João Victor Fortunato 01 fev., 2022
Bolão na Copa do Mundo: dicas para organização com colaboradores
Por João Victor Fortunato 24 jan., 2022
Considerado o maior estadual do país, o Paulistão começou. Veja como acompanhar os jogos do seu time do coração.
Mais Posts
Share by: