Endomarketing – ações de Marketing Interno para empresas

Endomarketing, ou Marketing Interno, são as estratégias voltadas para o público interno de uma empresa, ou seja, seus colaboradores e parceiros. O Endomarketing tem como principais objetivos alinhar e melhorar a comunicação da empresa com seus times internos e entre eles, para que as equipes se mantenham motivadas, reduzindo a rotatividade.
Usando estratégias de endomarketing para atrair e reter os melhores profissionais.

O endomarketing pode ser definido como o conjunto de estratégias de marketing institucional voltado para as ações internas da empresa. Estas ações são fundamentais, pois visam impactar de forma positiva o engajamento dos colaboradores, que por sua vez são os principais representantes da marca junto ao mercado.

Por exemplo: ao realizar ações de integração entre áreas, desenvolvimento pessoal e profissional, promoção de hábitos saudáveis e qualidade de vida, a empresa melhora o ambiente de trabalho, facilita a comunicação e a colaboração interna. Mais do que isso, a tendência é que as pessoas falem de forma mais positiva sobre a empresa onde trabalham, gerando uma percepção positiva que, com o tempo, impacta outros grupos de pessoas, facilitando o trabalho do marketing e também o recrutamento de novos talentos.

Resultados de uma boa estratégia de endomarketing

Entre os resultados obtidos com uma estratégia consistente de Endomarketing, podemos citar:

  • Maior motivação dos colaboradores
  • Melhor performance individual e coletiva
  • Menor rotatividade interna
  • Melhor ambiente de trabalho e comunicação interna
Ações de Endomarketing para sua empresa colocar em prática

A comunicação é a chave para conquistar tanto os clientes quanto os colaboradores. A forma como a empresa se comunica com os colaboradores define a imagem que estes levarão adiante em seu dia-a-dia, por isso é tão importante executar ações para o público interno.

Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos:

  • Participação em eventos comerciais e vídeos institucionais
    • As participações em eventos quebram a rotina e ajudam a formar um sentimento de equipe. Os vídeos institucionais também são bastante lembrados e as pessoas se sentem reconhecidas ao serem convidadas para este tipo de gravação.
  • Divulgação dos resultados obtidos pelas diversas áreas, e destaque para os bons exemplos
    • O reconhecimento é um dos fatores mais importantes para a satisfação profissional. Valorizar os melhores exemplos ajuda a estabelecer padrões altos e motivar equipes.
  • Bonificações e recompensas
    • O reconhecimento é sempre maior quando acompanhado de bonificações. Há diversas possibilidades de parcerias e recompensas que facilitam para as empresas e agradam aos colaboradores.
  • Benefícios para os colaboradores
    • Restaurantes, academias, cinemas e outras lojas oferecem descontos para pessoas que trabalham na região, e os colaboradores adoram. Faça o teste!
  • Pesquisas de clima e satisfação
    • É importante acompanhar o resultado das ações e a qualidade do ambiente de trabalho em geral. Para isso, as pesquisas de clima e satisfação devem ser periódicas.
  • Palestras, cursos e eventos motivacionais
    • Novamente, ações que contam no desenvolvimento pessoal e profissional, além de quebrarem a rotina – costumam estar entre os favoritos nas pesquisas entre colaboradores motivados.
  • Ações de Integração – “Mkt esportivo”
    • O esporte é uma das melhores ferramentas de engajamento para equipes multidisciplinares, e existem diversas maneiras de utilizar atividades ou eventos esportivos para ações de endomarketing. É o chamado Endomarketing Esportivo, que já é realidade em muitas empresas, pequenas e grandes.
Conclusão – o que você precisa para executar sua estratégia de Endomarketing

Para que a empresa seja eficiente em suas ações de endomarketing, é essencial que as áreas de RH e marketing participem conjuntamente destas ações. para que o direcionamento das atividades e a comunicação da empresa estejam alinhados.

Além disso, será necessário realizar as ações, o que envolve certo custo e dedicação. Para uma execução profissional, é importante contar com o apoio de uma agência de endomarketing, seja na hora de planejar, orçar ou montar as ações planejadas.

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