Convenção de vendas e o Endomarketing Esportivo

Convenção de vendas e o Endomarketing Esportivo

Motivação da equipe, aquisição de uma nova marca e lançamento de novos produtos ou serviços, são pontos que sempre figuram na lista de prioridades de temas das empresas que realizam convenção de vendas. Agora, o que as companhias pouco sabem é que atrelar o esporte como ferramenta nas atividades propostas para alcançar os três objetivos citados acima pode funcionar, com mistura de atividades individuais e em grupos.

Mas isso seria endomarketing esportivo? A resposta é sim, afinal, o seu time de vendas é peça estratégica do seu negócio. E engajá-los trará inúmeros benefícios para todos os setores da empresa, pois a venda é o combustível para o crescimento.

1 – Motivação da equipe

O esporte pode ser o diferencial na motivação da sua equipe de vendas. Como isso? Experimente na convenção de vendas levar atletas de diferentes modalidades para contarem suas histórias de superação, alcance de metas e trabalho em equipe. Aí, independente da modalidade esportiva, pode ser feita uma pesquisa para encontrar um palestrante que encaixe com o perfil da empresa.

Além disso, a criação de campanhas que premiam os vencedores com ingressos para eventos esportivos – como, por exemplo, o ingresso para assistir um jogo do seu time do coração – também é uma oportunidade de motivação.

2 – Aquisição de nova marca

Neste caso, uma atividade de integração é a mais indicada. Exemplo: um dia de jogador de futebol para os participantes. O passo inicial é misturá-los em diferentes equipes. Isso funciona como forma de aprimorar o trabalho em equipe entre todos e estreitar novos relacionamentos, com um diferencial que é ter contato direto com a vivência de um esporte, com a prática, a vestimenta, fotos e vídeos. E vale lembrar que não precisa somente ser o futebol.

3 – Lançamento de novos produtos ou serviços

Para isso um plano que dá certo é desenvolver atividades com workshops esportivos. Seria aplicar na convenção de vendas a forma dos participantes praticarem vários esportes e, em cada um deles, ter o nome do novo produto, seus serviços, seus diferenciais, seus planos de vendas e outros quesitos que estão envolvidos diretamente no planejamento proposto.

Pode criar a convenção com o tema ligado a um evento esportivo de destaque no ano ou em período próximo do evento. Exemplo: Copa do Mundo e Olimpíadas.

Conclusão

Com os cenários apresentados e as possibilidades que o esporte apresenta para engajar o time de vendas, fica claro que o importante também é planejar o desenvolver das sugestões. O esporte, além de ferramenta para fomentar as vendas, apresenta cenário de preocupação da empresa com a qualidade de vida dos colaboradores. Pense no esporte, ele pode ser o caminho para inúmeros benefícios da sua empresa.

Uma agência de endomarketing esportivo pode te ajudar na elaboração das ações.

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