A Comunicação Interna nos Tempos dos Aplicativos

A Comunicação Interna nos Tempos dos Aplicativos
A comunicação entre as pessoas mudou – no trabalho não seria diferente

Estamos em 2019. Há poucos anos atrás, seria difícil acreditar no mundo de hoje. Grudados em nossos smartphones, tablets e notebooks, não temos saudades dos tempos em que não haviam telefones celulares, aplicativos de mensagens por texto, voz e imagem, ou redes sociais.

Rapidamente, aprendemos a nos comunicar com os dedos, em cliques frenéticos sobre pequenos teclados virtuais. Nas telas dos aparelhos, agora armazenamos nossas vidas em forma de dados e informações.

Acompanhando a evolução tecnológica voltada para o fluxo de dados, comunicação entre pessoas hoje é muito mais fácil, rápida e barata. Falar em tempo real com qualquer parte do mundo ficou fácil, desde que as duas (ou mais) partes tenham acesso a internet rápida e um smartphone com alguns apps.

Nos ambientes corporativos, a transformação também não foi pequena. Assinaturas digitais, vídeo-conferências gravadas, plataformas de compartilhamento de dados, Slack, Asana, Trello… As empresas rapidamente deixaram suas “intranets” para abraçarem um universo de possibilidades e novidades. Um dos desafios, agora, é não se perder nesse mar de ferramentas.

O papel da Comunicação Interna nas empresas e corporações

A comunicação eficiente é uma das premissas fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. É também um norte para a área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em qualquer empresa.

Além da comunicação dentro de cada área e da coordenação entre áreas, também são os meios internos de comunicação que divulgam e propagam a cultura da empresa, sua missão, propósito e os valores da corporação e dos indivíduos que fazem parte da companhia.

Ou seja, a Comunicação Interna de uma empresa é fundamental não apenas porque possibilita o bom andamento dos processos produtivos, mas também influencia na integração, no clima organizacional, no ambiente de trabalho e acaba impactando até mesmo a atração e a retenção de talentos.

Portanto, antes de pensar em quais ferramentas digitais sua empresa deve adotar, é preciso definir um projeto estratégico de comunicação interna e endomarketing. Mais importante do que a escolha desta ou daquela ferramenta são os objetivos da empresa e das áreas envolvidas.

Para isso, é fundamental que exista uma boa parceria entre o Marketing e RH, pois juntas estas duas áreas têm a capacidade de desenvolver uma comunicação interna envolvente e eficaz, além de realizar ações e eventos com objetivos em comum.

Além disso, quando o assunto são as ferramentas, há hoje uma série de softwares gratuitos ou freemium, que possibilitam soluções inovadoras e bastante econômicas.

Aplicativos de Comunicação Interna

A maior rede social do mundo, e também uma das maiores empresas em todo o globo é o Facebook, dono também do Instagram, do Messenger e do WhatsApp. Não satisfeito, Mark Zuckerberg e seus desenvolvedores também brigam por um lugar ao sol entre as aplicações para comunicação interna nas empresas, com o seu menos conhecido WorkPlace.

Apesar do “pedigree”, o WorkPlace ainda briga por atenção num cenário onde os principais players são outros.

A verdade é que grande parte das empresas utilizam em sua comunicação interna os mesmos aplicativos que seus funcionários utilizam na vida pessoal, como o WhatsApp, Telegram e Messenger. Além disso, o email também pode ser mal utilizado, servindo a comunicações instantâneas e de pouco interesse futuro.

Ainda assim, quando consideramos empresas mais modernas, ou digitalmente mais maduras, encontramos uma série de aplicações interessantes para a Comunicação Interna das empresas, como por exemplo:

Slack

O queridinho das start-ups do Vale do Silício também conquistou as empresas da Ilha do Silício e outras partes do Brasil. Eficiente, divertido e gratuito (na realidade é freemium – mas a versão gratuita atende muito bem a maior parte do mercado). Tem versões para desktop e celular e consegue segregar com notável sucesso a comunicação pessoal (WhatsApp, Messenger) da corporativa, via Slack e integrações.

Trello

Outra ferramenta que se popularizou rapidamente e hoje possui múltiplas integrações com ferramentas de diferentes áreas. Uma espécie de kanban turbinado com automatizações e as tais integrações. Intuitivo e fácil de usar, também é robusto e permite a configuração de automações mais complexas.

Asana

Mais um software que ajuda milhares de gestores de equipes e projetos em todo o mundo de forma gratuita (freemium). Ideal para agências, ou profissionais que precisam lidar com diversos projetos interdependentes, formados por equipes diferentes. Integrações gratuitas e plugins pagos permitem um universo de outras possibilidades, como GANTT.

Progic

Se sua empresa possui ou quer ter sua própria rede interna de televisão, esta é a especialidade da Progic – empresa do tipo SaaS que permite a utilização de templates, além da hospedagem de conteúdos próprios e o suporte no sua estratégia de comunicação para a TV interna.

Agências Especializadas em Estratégia de Comunicação Interna e Endomarketing

Nossa conclusão é que há diversas opções no mercado para empresas que querem modernizar sua comunicação interna com baixo custo.

No entanto, mais importante do que as ferramentas utilizadas, é a estratégia de comunicação desenhada pela empresa. É por isso que o apoio de uma Agência Especializada em Comunicação Interna e Endomarketing pode fazer a diferença para uma comunicação efetiva e ações que alcancem os resultados esperados.
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