ENDOMARKETING ESPORTIVO


Saiba como empresas aplicam o Endomarketing Esportivo para promover a comunicação e a performance das suas equipes utilizando o esporte como ferramenta.



Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre o Endomarketing Esportivo. Conceitos importantes, definições e exemplos de empresas que já utilizam com sucesso o esporte como ferramenta de suas estratégias de endomarketing.

Mas o que é Endomarketing?

Você já conhece o conceito de Endomarketing? Estamos falando do conjunto de ações de comunicação e eventos voltados para seu público interno. Estamos falando portanto de seu colaborador, revendedor ou mesmo seu fornecedor ou parceiro de negócios.


Assim, o Endomarketing tem como principais objetivos informar, motivar e engajar os stakeholders em torno de sua marca. É portanto uma ferramenta importante para as áreas de marketing, comunicação e desenvolvimento de pessoas. Afinal, estas áreas podem contribuir promovendo um ambiente de trabalho mais integrado e contribuindo com a disseminação da cultura da empresa.


Definições e exemplos de empresas que já utilizam com sucesso o esporte como ferramenta de suas estratégias de endomarketing.

E o que é Endomarketing Esportivo?

Quando pensamos em diferentes ações de endomarketing, estamos sempre buscando soluções criativas para engajar os participantes de forma saudável, em acordo com os valores da empresa. O Endomarketing Esportivo faz tudo isso, utilizando o esporte como pano de fundo das ações. Assim, proporciona um engajamento muito maior do que as tradicionais ações de marketing interno.



Assim, as possibilidades são infinitas. Seus colaboradores podem experimentar momentos inéditos. Por exemplo, disputar uma partida de futebol em um campo oficial ou conhecer ídolos do esporte. Ou ainda participar de campeonatos internos, atividades ao ar livre ou fora do ambiente profissional. Além disso, podem também praticar atividades físicas e mentais “fora da caixa”.

RP2 - eventos empresa

“Não é preciso ter um time enorme ou um grande espaço físico para promover atividades esportivas na sua empresa”

Raony Pacheco

Sócio-Diretor da RP2 Sport Mkt

Pequenas e grandes empresas em todo o mundo já incluem atividades esportivas em seus calendários internos. Além disso, essa é uma tendência em crescimento no Brasil. Isto porque o país organizou eventos de grande porte, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e, agora em 2019, a Copa América.


Por isso, diversas empresas aproveitaram esses eventos para organizar atividades de integração interna. Por exemplo: álbuns de figurinhas com fotos dos colaboradores, um bolão virtual, campeonatos de videogame ou até torneios de grande porte, organizados mesmo em campos e quadras oficiais.

Vantagens de usar o esporte na empresa

  • Aumento de produtividade dos colaboradores

  • Redução de turnover

  • Equipes mais engajadas

  • Maior integração entre áreas

  • Atração de talentos

  • Melhora no ambiente de trabalho
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Mais qualidade de vida no ambiente de trabalho

Você já deve ter parado para pensar que, afinal, as pessoas passam a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho. Portanto, melhorar a qualidade de vida nesses locais tem um impacto extremamente positivo na rotina de qualquer indivíduo. Por fim, favorece também as equipes e as corporações que são formadas por estas pessoas.

Ressignificar as relações de trabalho por meio do esporte

Muitas empresas preocupadas com seus colaboradores e parceiros já perceberam os benefícios do endomarketing esportivo. Por isso sabemos que as ações envolvendo o esporte conseguem quebrar a rotina de trabalho e engajar as equipes em atividades saudáveis, prazerosas e com grande capacidade de recall. Assim, elas fortalecem laços e promovem um grande bem-estar físico e mental para todos os que participam das atividades, seja “dentro de campo” ou mesmo na torcida ou na organização dos trabalhos.



Essa integração, por sua vez, proporciona mais eficiência na comunicação interna e, consequentemente, ajuda a dinamizar processos e rotinas internas, melhorando a performance de indivíduos e equipes.

O esporte como marketing de relacionamento

Os diversos benefícios do Endomarketing Esportivo não precisam se restringir ao universo dos colaboradores. Além disso, eles podem ser utilizados para estabelecer ou estreitar novos relacionamentos de interação, sejam eles organizados internamente ou não.


Convidar seus melhores fornecedores para assistirem aos jogos do campeonato interno de sua empresa, por exemplo. Ou ainda para participarem em algumas atividades pontuais, como, por exemplo, um campeonato de embaixadinhas ou de cobranças de pênaltis, são ótimas iniciativas. Mas as opções são praticamente infinitas e irão variar de acordo com os objetivos de cada campanha e o perfil do público-alvo.



Além disso, eventos externos, como feiras e convenções também são oportunidades de usar o esporte para se destacar, atrair e engajar os participantes e oferecer experiências memoráveis.

Como trazer o esporte para a sua empresa?

Não é preciso ter um time enorme ou um grande espaço físico para promover atividades esportivas na sua empresa. Na verdade há soluções para todas as realidades, que devem levar em conta não apenas o porte da empresa ou os recursos disponíveis, mas principalmente o perfil das equipes e a cultura organizacional.


É possível organizar ações esportivas dentro das empresas, utilizando estações ou intervenções no ambiente de trabalho.


Proporcionar a interação com atletas, ex-atletas ou pessoas que são referência no esporte também pode ser uma forma interessante de reunir e motivar equipes.


Eventos como a Copa América também são uma oportunidade de promover ações relacionadas, como um bolão virtual, um álbum de figurinhas ou ambientações da empresa.


Empresas maiores podem, por exemplo, organizar campeonatos próprios, sejam eles internos ou mesmo entre empresas parceiras ou filiais.


Empresas maiores podem, por exemplo, organizar campeonatos próprios, sejam eles internos ou mesmo entre empresas parceiras ou filiais.



Confraternizações corporativas também são momentos ideais para incluir atividades esportivas descontraídas e saudáveis. Por isso estádios, como o Pacaembu, ou o estádio do Juventus da Rua Javari, em São Paulo, por exemplo, são ótimas opções para esse tipo de evento.

Métricas para avaliar os resultados obtidos com o Endomarketing Esportivo

Assim como em qualquer atividade profissional, as ações de endomarketing precisam ser planejadas, executadas e, então, avaliadas, para que seja possível verificar os resultados e auxiliar no planejamento de futuras ações.


Ou seja, para que projetos de Endomarketing Esportivo continuem sendo promovidos nas empresas, é preciso atentar para alguns pontos. Os profissionais responsáveis pela organização e pelo gerenciamento das atividades devem ser capazes de traduzir em números e critérios objetivos os resultados alcançados. As métricas devem ser acordadas durante o planejamento, de forma a sustentar a validade das ações e justificar portanto seu investimento.


A coleta, estruturação e análise do feedback dos colaboradores é uma etapa muito importante. Ainda assim, é muitas vezes negligenciada devido às dificuldades técnica em executar tais tarefas. Entretanto, não deixe de realizar pesquisas de avaliação das ações e eventos, pois há empresas especializadas neste tipo de tarefa, inclusive com pacotes gratuitos.



Em geral, as métricas mais utilizadas para medir a efetividade das campanhas de Endomarketing Esportivo procuram mensurar os seguintes objetivos:

1. Engajamento dos colaboradores

Uma forma de demonstrar o engajamento e ter uma noção do seu crescimento é o uso de tags em campanhas e ações realizadas para os colaboradores. Na Copa do Mundo, por exemplo, muitas empresas adotaram tags oficiais para que cada foto realizada pelo seu time de funcionários pudesse demonstrar o efeito de cada atividade em números de participante e alcance externo do trabalho. Com isso, você consegue mensurar – ter dados mais claros – do resultado.

2. Avaliação dos participantes

A pesquisa de campo é fundamental. Portanto, após as atividades empresa deve elaborar um plano de notas para cada ação e enviá-lo para os colaboradores por meio das ferramentas de comunicação interna. Já o feedback ajuda diretamente na repetição ou não repetição de ações e, também, na forma de explorar novas ideias para impactar todos os grupos.

3. Redução do turnover

O que é o turnover? A rotatividade de colaboradores. Na realidade, as empresas que tem um turnover alto, muitas vezes não percebem, mas suas causas estão ligadas outros pontos. Por exemplo a insatisfação com o trabalho, crises de gestão e ambiente ruim, entre outros pontos relevantes.

Por outro lado, o endomarketing é aliado na redução – ou até mesmo eliminação – deste inimigo das empresas. Por isso, é importante ter um plano de ações de endomarketing durante o ano.

Também no caso da utilização do esporte, as atividades propostas auxiliam na elaboração de medições que apresentam números ao RH para ter o controle.

Conclusão

O Endomarketing Esportivo proporciona excelentes resultados e já é realidade em diversas empresas no Brasil e no mundo. Afinal as práticas relacionadas ao esporte fazem bem para o corpo, a mente e também para a integração e performance de colaboradores.



Além disso, para trazer o esporte para dentro de sua empresa, você pode contar com o apoio de uma agência de endomarketing – saiba mais neste artigo, ou entre em contato por meio de nosso site!

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