Endomarketing – Futebol, Samba e Integração

Todos os anos a Prometeon, novo nome da área de pneus industriais da Pirelli, realiza ações de endomarketing para seus colaboradores. Entre estes, todo ano há um evento em homenagem aos veteranos de empresa. Estamos falando daqueles profissionais que estão na companhia há mais de 10 anos. E acredite, tem gente com 35 anos na companhia.

Por isso, no final de 2018, a opção da empresa foi contratar a RP2 Sport Marketing, agência especializada em Endomarketing Esportivo, para ajudar na organização do evento. Afinal, a ideia era utilizar o Esporte como tema principal.

No entanto, não foi possível organizar um campeonato interno, e por isso nossa equipe optou por tematizar o evento. Montamos o “Boteco Prometeon”! A intenção era transportar todos os convidados a um ambiente ligado ao futebol e ao samba. Afinal, qual o brasileiro que não curte essas duas coisas juntas?

Nosso time então construiu todo um trabalho cenográfico, o que incluiu a ambientação tradicional dos bares da boemia carioca e paulistana. Azulejos antigos, cervejas personalizadas, serviço de garçons, mesas típicas. Também uma bela opção de cardápio para petiscos e, claro, um bom churrasco. Finalmente, para acompanhar, a banda do cantor e compositor Chrigor, ex-Exalta Samba.
Mas e o Esporte, onde entrou?

O evento recebeu mais de 250 profissionais da empresa. E o ambiente foi decorado com camisas de alguns dos principais clubes de futebol do Brasil e do mundo. Além destas, algumas “raridades”, camisetas de clubes do interior paulista, como o tradicional XV de Piracicaba, por exemplo.
Aí você se pergunta. Essa foi uma intervenção do Endomarketing Esportivo?

A resposta é SIM, sem dúvida. Todo o clima que antecedeu ao evento, assim como as 4 horas de duração tiveram a ambientação necessária para trabalhar no engajamento dos homenageados. Isto tudo para que cada um se sentisse “em casa”, ao lado dos amigos, vendo, ouvindo e jogando conversa fora sobre o tema futebol e samba. Por fim, até caixinhas de fósforo foram colocadas sobre as mesas para que todos pudessem participar da roda de samba.

Isto tudo porque o esporte tem esta característica de engajar facilmente perfis diversos de pessoas e profissionais. Portanto, não é preciso ter um time de atletas para encontrar formas criativas e interessantes de levar o esporte para dentro das empresas.

[Leia este artigo para entender melhor quais são os pontos fundamentais para a realização de um campeonato de futebol na sua empresa!]

Assim, a equipe de Endomarketing da RP2 ficou responsável por toda a idealização do projeto. Portanto desde a escolha dos fornecedores, desenho da ambientação típica, cenografia, gravação de vídeo comemorativo. E também, é claro, fazer com que todos os profissionais da empresa se sentissem realmente como parte do ambiente. Afinal, o objetivo do evento era celebrar e valorizar as relações pessoais entre estes colaboradores tão fiéis.
Conclusão

Ao final, todos receberam um kit do evento. Cada colaborador levou para casa um book comemorativo personalizado, uma garrafa de cerveja artesanal também personalizada e fotos do evento. O mais importante, no entanto, foi a lembrança de uma tarde de integração total de toda a equipe de profissionais da empresa.

Então, como não podia deixar de ser, todos caíram no samba e até bateram uma bolinha no final do evento.
Por João Victor Fortunato 01 fev., 2022
Bolão na Copa do Mundo: dicas para organização com colaboradores
Por João Victor Fortunato 24 jan., 2022
Considerado o maior estadual do país, o Paulistão começou. Veja como acompanhar os jogos do seu time do coração.
Mais Posts
Share by: