Pontos Fundamentais na Organização do Campeonato de Futebol da sua Empresa

Pensando em organizar um campeonato de futebol, ou outro esporte, em sua empresa? É importante atentar para algumas etapas, pois um campeonato corporativo não é uma competição como qualquer outra, já que seus objetivos são outros. Engajar os colaboradores, facilitar a integração e a comunicação entre as áreas, motivar equipes, por exemplo, são alguns dos objetivos.

Nosso diretor, Raony Pacheco, explica no vídeo abaixo:
No endomarketing esportivo é comum empresas organizarem campeonatos para seus colaboradores. Existem campeonatos no formato longo, com vários dias de jogos, assim como torneios de um dia de experiência em estádios de futebol profissional, como Allianz Parque ou Pacaembu. No entanto, alguns pontos são fundamentais para que tudo ocorra bem e os colaboradores tenham uma experiência inesquecível.
Visita técnica

Conhecer bem o local onde o evento vai acontecer é importantíssimo, mas nem sempre os organizadores se atentam a detalhes como voltagem das tomadas, local onde estão localizadas, capacidade elétrica, se há cobertura para o sistemas de som ou se é possível cobrir caso comece a chover. Tudo isso precisa ser conhecido antes do início do evento. Já ter mapeado os pontos fortes e fracos do local ajuda na prevenção e na solução de futuros problemas que podem ocorrer durante o evento.
Produção de conteúdo

Ter o evento bem documentado por meio de fotos e vídeos é fundamental. Muitas empresas com o orçamento apertado não enxergam o valor das fotos e dos vídeos. Todo o conteúdo será usado após o evento na comunicação interna e externa. As imagens também podem ser entregues aos participantes como forma de recordação, o que eleva consideravelmente a satisfação do colaborador com relação ao evento.

Vídeos bem produzidos são ótimos para uso comercial, diminuição de turnover e atração de novos talentos. Afinal, quem não quer trabalhar numa empresa que de fato se importa com o colaborador?
Promover a Experiência

O que vai diferenciar mesmo o evento são os detalhes. São eles que vão promover a experiência. Empresas que não se atentam a isso diminuem a experiência como um todo e, consequentemente, a satisfação final do colaborador.

Garanta um material de jogo bem produzido, com uma bola oficial, uniformes bem confeccionados e se possível personalizados. Entregar as regras da competição bem definidas também faz a diferença, passa seriedade e comprometimento. Crie a comunicação visual personalizada, como por exemplo um backdrop para fotos e para a promoção do evento.

Outra ação de baixo custo e muito divertida é o álbum de figurinha do campeonato com a foto de cada atleta participante. A troca de figurinhas incentiva a comunicação entre os atletas de diferentes equipes e é um sucesso entre familiares que acompanham o campeonato. A integração é garantida.

Também é possível levar um ex atleta profissional ao seu campeonato, para tirar fotos, entregar as premiações, conversar e, quem sabe, até comer um churrasquinho com o pessoal. Se a ideia é confraternização, alguns nomes são perfeitos na animação para eventos corporativos.

Mas fundamental mesmo na promoção da experiência é a narração. Só quem já jogou com uma narração ao vivo sabe o quanto a percepção do jogo aumenta e todos começam a correr um pouco mais. Para quem assiste o espetáculo fica muito mais emocionante e divertido. Um bom narrador preenche o evento e traz emoção ao campeonato.
Viabilização do projeto

Não adianta querer fazer o melhor campeonato se o orçamento não cobre os custos, certo? No entanto muitas empresas não se atentam com a possibilidade de viabilizar o projeto com patrocínio de fornecedores e/ou parcerias. Muitas vezes fornecedores podem se interessar pelo patrocínio, para aumentar o vínculo com a empresa/cliente ou para ser usado como marketing de relacionamento. Parcerias com outras empresas ajudam a aumentar o número de equipes participantes e diluir os custos.
Agências de Endomarketing Esportivo

Existem empresas especializadas no planejamento e execução de eventos para empresas, são as chamadas agências de endomarketing.

Caso sua empresa esteja considerando utilizar o esporte como ferramenta de engajamento e produtividade, vale a pena conversar com uma agência especializada em endomarketing esportivo. Uma pesquisa rápida pode revelar quais as atividades mais indicadas, de acordo com o perfil e os objetivos de sua empresa.
Conclusão

Resumindo, uma visita técnica criteriosa se atentando aos mínimos detalhes previne surpresas e antecipa a solução de problemas durante o evento. A produção de conteúdo de todo o evento é fundamental na promoção da experiência e no uso da comunicação interna e externa. O capricho na experiência do colaborador e a viabilização do projeto com fornecedores e parceiros são pontos essenciais para que o seu campeonato corporativo aconteça perfeitamente e seja um sucesso entre os colaboradores.

Para entender como a RP2 Sport Marketing pode ajudar a sua empresa a realizar esta e outras ações de Endomarketing Esportivo, entre em contato e teremos prazer em ajudar com seu projeto!
Por João Victor Fortunato 01 fev., 2022
Bolão na Copa do Mundo: dicas para organização com colaboradores
Por João Victor Fortunato 24 jan., 2022
Considerado o maior estadual do país, o Paulistão começou. Veja como acompanhar os jogos do seu time do coração.
Mais Posts
Share by: