Agência de Endomarketing

Entenda como funciona uma agência especializada em endomarketing e por que cada vez mais empresas investem neste tipo de serviço.

Realizar ações de endomarketing para informar, engajar e aumentar a performance dos colaboradores é uma recomendação conhecida. Qualquer que seja o porte ou perfil de sua empresa, ela pode se utilizar do esporte como ferramenta de RH.

Um bom alinhamento entre as áreas de Marketing e RH faz a diferença em qualquer empresa. Mas nem sempre as áreas têm a capacidade operacional necessária para tirar as ideias do papel.
Contar com apoio especializado é uma solução amplamente empregada no mercado. Será que vale a pena contratar uma agência de endomarketing para a sua empresa?

A resposta é sim. No mundo ideal, todos trabalham no melhor emprego do mundo, adoram o que fazem, vestem a camisa e estão dispostos a trabalhar mais e melhor. No entanto, no dia a dia cada colaborador enfrenta desafios pessoais e profissionais que influenciam diretamente na organização.

Para vencer os desafios do dia a dia é necessário que seu time concorde com a missão, os valores e os processos internos. Desta forma, a marca conquista vantagens dentro do mercado e melhora sua imagem como um todo.

Logo, é importantíssimo que toda equipe entenda o objetivo de determinado projeto e sua importância dentro do processo. Isso aumenta o interesse imaterial dos colaboradores, dá significado aquele trabalho e aumenta consideravelmente a produtividade.

O que faz uma agência de endomarketing?

Muita coisa. Mas, de maneira geral, uma Agência de Endomarketing é responsável por trabalhar lado a lado com a área de Comunicação Interna e, em alguns casos, também com as áreas de Marketing e de Recursos Humanos.

Uma vez identificada a necessidade de comunicação, a Agência de Endomarketing sugere as ações que podem melhorar o fluxo dessa informação. E isso pode acontecer de diversas maneiras, desde a adoção de um simples veículo de comunicação interno, até a adoção de uma campanha interna em grande escala, que envolva ativações, criação, peças específicas, treinamentos, etc.

Treinamentos

Telefone sem fio, rádio peão, jornal corredor. A falta de comunicação numa empresa compromete o clima, causa insegurança e joga a produtividade lá pra baixo. Comunicação é, sim, peça fundamental de processos eficientes de trabalho. Uma Agência de Endomarketing pode identificar esses problemas e propor uma linha de cursos e/ou workshops para aprimorar a comunicação dentro das empresas. Um bom media training para os porta-vozes da companhia, uma oficina de redação, técnicas de comunicação para equipes de vendas, comunicação e gerenciamento de crises são apenas algumas das possibilidades

Veículos Internos

News Letters, Jornais Internos, Murais, Intranet, Revistas Corporativas, APPs, Campanhas de Whatsapp, Email Martketing, Vídeos Corporativos, etc.

De maneira geral, todos esses veículos podem fazer parte do ecossistema da Comunicação Interna, dependendo da característica de cada empresa. E todos, juntos ou separadamente, podem ser adotados como canais de distribuição de informações.

Uma Agência de Endomarketing deve ser capaz de medir a eficiência desses canais, ao mesmo tempo em que pode propor ativações cruzadas, como Workshops, Ambientações em datas comemorativas, organização de campeonatos e confraternizações, festas comemorativas, premiações, etc.

Ações Customizadas

Treinamentos

eSports

Copa Nets - eSports

Álbum de figurinhas

tecnowise - Endomarketing

Campeonatos Corporativos

Que tipo de empresa contrata serviços de endomarketing? Quais os benefícios?

Toda empresa precisa de uma equipe engajada e disposta. Logo, todas precisam do trabalho de endomarketing e comunicação interna para significar o trabalho de cada colaborador dentro do processo. Todas precisam entender as dores individuais e assim resolver gargalos internos que prejudicam o projeto final. Mas quais benefícios o endomarketing pode trazer?

Clima Organizacional

O principal benefício é a melhora do Clima Organizacional. Com ele muitos outros benefícios serão percebidos e mensurados.

O Clima Organizacional de uma empresa revela o grau de contentamento dos colaboradores em relação a diversos pontos da realidade como: valorização profissional, identificação com valores e missão da organização, políticas da área de Recursos Humanos, modelo de gestão entre outros. É a diferença entre a expectativa do colaborador sobre o quanto a empresa deve oferecer e o quanto de fato oferece.

Um bom Clima Organizacional reflete em:

Redução do Turnover

A perda de talentos insatisfeitos com a empresa causa custos tributários, demanda tempo no treinamento de novos colaboradores, entre outros obstáculos. Manter uma equipe treinada e satisfeita significa ganho de tempo e dinheiro.

Aumento da Produtividade

Equipes engajadas e que se comunicam bem entregam projetos melhores em prazos mais curtos. Resultado, a empresa tem mais projetos com gastos menores.

Espaço de Descompressão

Muito utilizado para melhoria do Clima Organizacional, o Espaço de Descompressão tem o objetivo de oferecer relaxamento durante o período de trabalho. Muitos oferecem confortáveis sofás, redes, televisão, video game, jogos, lanches, café e bebidas. Esse espaço é fundamental para integração entre equipes e melhora das relações entre colaboradores. Aumenta a percepção de bem-estar, ajuda na recuperação das capacidades cognitivas o que resulta em soluções mais criativas.

Netshoes - Endomarketing Esportivo

Conclusão


Com soluções criativas para engajar equipes, uma agência especializada em endomarketing pode melhorar a comunicação interna, engajar e aumentar a performance dos colaboradores. São inúmeras as vantagens que serão percebidas e mensuradas. A mais perceptível será a melhora do clima organizacional. A RP2 Sport Marketing é uma agência especializada e pode te ajudar, quer saber mais?

Conheça um pouco do trabalho da RP2 neste video de 3 minutos:

A RP2 Sport Marketing faz parte do grupo PressTexto, que há mais de 24 anos presta serviços de comunicação a empresas pequenas, médias e grandes em São Paulo e todo o Brasil.

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