Agência de Endomarketing

Entenda como funciona uma agência especializada em endomarketing e por que cada vez mais empresas investem neste tipo de serviço.

Realizar ações de endomarketing para informar, engajar e aumentar a performance dos colaboradores é uma recomendação conhecida. Por isso, qualquer que seja o porte ou perfil de sua empresa, ela pode se utilizar do esporte como ferramenta de RH.

Sabemos que um bom alinhamento entre as áreas de Marketing e RH faz a diferença em qualquer empresa. Mas nem sempre as áreas têm a capacidade operacional necessária para tirar as ideias do papel. 
É por isso que contar com apoio especializado é uma solução amplamente empregada no mercado. Mas afinal, vale a pena contratar uma agência de endomarketing para a sua empresa?

A resposta é sim. No mundo ideal, todos trabalham no melhor emprego do mundo, adoram o que fazem, vestem a camisa e estão dispostos a trabalhar mais e melhor. No entando, no dia a dia cada colaborador enfrenta desafios pessoais e profissionais que influenciam diretamente na organização.

Portanto, para vencer os desafios do dia a dia é essencial que seu time concorde com a missão, os valores e os processos internos. Desta forma, a marca conquista vantagens dentro do mercado e melhora sua imagem como um todo.

 

Além disso, é importantíssimo que toda equipe entenda o objetivo de determinado projeto e sua importância dentro do processo. Afinal, isso aumenta o interesse imaterial dos colaboradores, dá significado aquele trabalho e aumenta consideravelmente a produtividade.

Mas o que faz uma agência de endomarketing?

Muita coisa. Mas, de maneira geral, uma Agência de Endomarketing é responsável por trabalhar lado a lado com a área de Comunicação Interna e, em alguns casos, também com as áreas de Marketing e de Recursos Humanos.

Assim, uma vez identificada a necessidade de comunicação, a Agência de Endomarketing sugere as ações que podem melhorar o fluxo dessa informação. E isso pode acontecer de diversas maneiras, desde a adoção de um simples veículo de comunicação interno, até a adoção de uma campanha interna em grande escala. Afinal, a agência pode ajudar na execução de ações que envolvam ativações, criação, peças específicas, treinamentos, eventos de integração, dias temáticos, etc.

Ações de Endomarketing

Espaço de Descompressão

Muito utilizado para melhoria do Clima Organizacional, o Espaço de Descompressão tem o objetivo de oferecer relaxamento durante o período de trabalho. Por isso, muitas empresas já oferecem confortáveis sofás, redes, televisão, videogame, jogos, lanches, café e bebidas. Afinal esse espaço é fundamental para integração entre equipes e melhora das relações entre colaboradores. Por fim, aumenta a percepção de bem-estar e ajuda na recuperação das capacidades cognitivas o que resulta em soluções mais criativas.

Netshoes - Endomarketing Esportivo

Veículos Internos

Newsletters, Jornais Internos, Murais, Intranet, Revistas Corporativas, APPs, Campanhas de Whatsapp, Email Martketing, Vídeos Corporativos, etc.

De maneira geral, todos esses veículos podem fazer parte do ecossistema da Comunicação Interna, dependendo da característica de cada empresa. E todos, juntos ou separadamente, podem ser adotados como canais de distribuição de informações. Assim, avaliar e utilizar estes recursos de forma otimizada são oportunidades.

Portanto, uma Agência de Endomarketing deve ser capaz de medir a eficiência desses canais. Além disso, pode propor ativações cruzadas, como workshops, ambientações em datas comemorativas, organização de campeonatos e confraternizações, festas comemorativas, premiações, etc.

Treinamentos

Telefone sem fio, rádio peão, jornal corredor. A falta de comunicação numa empresa compromete o clima, causa insegurança e joga a produtividade lá pra baixo. Por isso consideramos que a comunicação interna é, sim, peça fundamental de processos eficientes de trabalho.

Uma Agência de Endomarketing pode identificar esses problemas e propor uma linha de cursos e/ou workshops para aprimorar a comunicação dentro das empresas. Por exemplo, um bom media training para os porta-vozes da companhia, uma oficina de redação, técnicas de comunicação para equipes de vendas, comunicação e gerenciamento de crises são apenas algumas das possibilidades.

Eventos de Integração

Eventos de integração as vezes são vistos como chatos e obrigatórios pelos participantes. Por isso, antes mesmo do dia do evento, ele precisa ser trabalhado para que sua apresentação e convite sejam atrativos e de fato despertem a vontade de cada colaborador participar.

A tradicional confraternização de final de ano, por exemplo, pode ser criativa e divertida com realização de jogos. Afinal, este costuma ser um evento que gera expectativa – resta garantir que seja uma positiva!

Calendário do Endomarketing

Os dias (ou semanas) temáticos são ótimos para que a equipe saia um pouco da rotina. Além disso, funcionam como uma forma de os colaboradores descobrirem interesses em comum, interagirem com pessoas de outras áreas e perfis diferentes. Mais do que isso – para a área de Desenvolvimento de Pessoas, os dias temáticos são instrumentos valiosos de acolhimento e integração.

Conheça alguns exemplos de dias temáticos mais utilizados pelas empresas:

Dia do Pet – um dia em que todos são convidados a levarem seus animais de estimação

Dia das Mães / Pais – uma homenagem e oportunidade para que mães e pais recém chegados possam interagir com outros pais e mães com mais tempo de casa

Dia do Esporte – um dia onde cada um é convidado a vestir algumas peças ou acessórios de seu esporte favorito

Semana do Meio Ambiente – uma semana para divulgar e alinhar as contribuições da empresa e seus membros para uma rotina de trabalho ambientalmente responsável

Semana da Saúde no trabalho – uma semana para verificar, debater e promover práticas saudáveis.

Estes são apenas alguns exemplos, um calendário de endomarketing bem planejado deve levar em conta o perfil da empresa e seus colaboradores, as datas comemorativas relevantes para a empresa e seus clientes, além de interagir com o calendário de iniciativas globais de conscientização, como o “outubro rosa e novembro azul”, que divulgam campanhas de informativas sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.

Endomarketing Esportivo

Uma excelente alternativa para envolver e engajar os colaboradores em ações de endomarketing é utilizar o esporte como pano de fundo. Isto porque o esporte tem esta característica envolvente e ao mesmo tempo traz consigo uma série de valores interessantes no mundo corporativo, como a competitividade, a colaboração, o trabalho em equipe e a resiliência, por exemplo.

De acordo com o perfil da empresa e suas equipes, as possibilidades de ações envolvendo o Endomarketing Esportivo são muitas. Aqui na RP2 Sport Marketing, trabalhamos com algumas destas. Confira:

eSports

Os campeonatos de e-sports, ou videogames, são cada vez mais populares em todo o mundo, movimentam bilhões e possuem audiências comparáveis aos maiores espetáculos esportivos tradicionais.
Além disso, se este for o perfil de sua empresa, é possível organizar torneios incríveis de e-sports, com uma logística muito mais tranquila do que seria para organizar campeonatos de futebol de campo, por exemplo.

Copa Nets - eSports

Álbum de figurinhas

Já imaginou preencher um álbum de figurinhas completo, no qual todas as figurinhas são os colaboradores das diversas áreas de sua empresa? Uma forma divertida de conhecer melhor os colegas de outras áreas, não é mesmo?

Agora imagine se cada colaborador receber um pacote com as figurinhas que contém sua própria foto e ficha técnica, e precise fazer trocas com os demais para poder completar seu álbum. Gostou da ideia? Fale com a gente para entender como fazer também na sua empresa!

tecnowise - Endomarketing

Campeonatos Corporativos

Organizar campeonatos corporativos não é tarefa simples, porém pode ser muito recompensador. Isto porque a experiência costuma ser marcante para as partes envolvidas, sejam “atletas”, torcedores ou mesmo parte da organização.

A organização de competições internas ou envolvendo grupos de empresas é uma de nossas especialidades na RP2 Sport Marketing. Veja um pouco do que fazemos, com nosso fundador Raony Pacheco:

Pontos Fundamentais na Organização do Campeonato de Futebol da sua Empresa

Que tipo de empresa contrata serviços de endomarketing? Quais os benefícios?

Toda empresa precisa de uma equipe engajada e disposta. Logo, todas precisam do trabalho de endomarketing e comunicação interna para significar o trabalho de cada colaborador dentro do processo. Todas precisam entender as dores individuais e assim resolver gargalos internos que prejudicam o projeto final. Mas quais benefícios o endomarketing pode trazer?

Clima Organizacional

O principal benefício é a melhora do Clima Organizacional. Afinal a melhora no clima traz consigo muitos outros benefícios serão percebidos e mensurados.

Isso porque o Clima Organizacional de uma empresa revela o grau de contentamento dos colaboradores em relação a diversos pontos da realidade. Por exemplo: valorização profissional, identificação com valores e missão da organização, políticas da área de Recursos Humanos, modelo de gestão entre outros. É portanto a diferença entre a expectativa do colaborador sobre o quanto a empresa deve oferecer e o quanto de fato oferece.

Um bom Clima Organizacional reflete em:

Redução do Turnover

 Turnover
 
A perda de talentos insatisfeitos com a empresa causa custos tributários, demanda tempo no treinamento de novos colaboradores, entre outros obstáculos. Afinal, manter uma equipe treinada e satisfeita significa ganho de tempo e dinheiro. Por isso a redução na rotatividade tem impacto significativo no resultado importante na performance geral da empresa.

Aumento da Produtividade

Equipes engajadas e que se comunicam bem entregam projetos melhores em prazos mais curtos. Uma comunicação fluida é um dos principais objetivos de 10 em cada 10 gestores de equipes. Portanto, o resultado de investir na integração entre as áreas e pessoas é que a empresa tem mais projetos executados, com gastos menores.

Como Contratar uma Agência de Endomarketing?

Na hora de avaliar a contratação de uma agência especializada em ações de endomarketing, é importante atentar para alguns pontos, como as ações já realizadas, o tempo de mercado e a carteira de clientes – pois desta forma é possível encontrar a parceira com o perfil mais adequado para o seu momento.

Por isso preparamos aqui um resumo das ações de endomarketing que já realizamos, divididas por critérios como o número de colaboradores de cada empresa, perfil e orçamento da área. Fique à vontade para consultar e entrar em contato em caso de dúvida, crítica ou sugestão!

Conclusão

Por fim, concluímos que , com soluções criativas para engajar equipes, uma agência especializada em endomarketing pode melhorar a comunicação interna, engajar e aumentar a performance dos colaboradores. Afinal são inúmeras as vantagens que serão percebidas e mensuradas. A mais perceptível será a melhora do clima organizacional. A RP2 Sport Marketing é uma agência especializada e pode te ajudar, quer saber mais?

Conheça um pouco do trabalho da RP2 neste video de 3 minutos:

A RP2 Sport Marketing faz parte do grupo PressTexto, que há mais de 24 anos presta serviços de comunicação a empresas pequenas, médias e grandes em São Paulo e todo o Brasil. E estamos prontos para atender a sua empresa, qualquer que seja o seu perfil.

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