Sua empresa está pronta para usar o esporte como ferramenta de marketing interno?

Marketing Interno

Sua empresa está pronta para usar o esporte como ferramenta de marketing interno?

Conheça diferentes maneiras de utilizar o esporte para melhorar a performance e o ambiente de trabalho na sua empresa.

O esporte como plataforma de interação entre profissionais de áreas diversas

A integração entre colaboradores de uma mesma área ou empresa favorece a comunicação, melhora o ambiente de trabalho e a performance das equipes. Não é por outra razão que as empresas estão constantemente investindo em atividades e eventos com a finalidade de estreitar laços e amadurecer as relações interpessoais.

Pensando nisso, algumas agências especializadas em Endomarketing passaram a dedicar especial atenção ao esporte como ferramenta de integração. As possibilidades são muitas, e qualquer tipo de empresa pode alcançar bons resultados trazendo o esporte para o calendário.

Mas como seria na sua empresa? Conheça agora os principais critérios para a definição das atividades de Endomarketing Esportivo:

O perfil das equipes e colaboradores

Tem gente que adora futebol, mas só se for sentado na sala ou na arquibancada. Outros sonham em jogar uma partida num campo oficial, mas também se divertem jogando partidas de video-game. É importante conhecer o perfil dos colaboradores, para que as atividades propostas tenham o melhor resultado possível.

Seu time é competitivo e as pessoas gostam de atividades físicas? Podemos colocá-los “em campo” – seja dentro ou fora do ambiente corporativo – ou ainda trazer reforços, como a presença de ídolos do esporte, ex-jogadores ou técnicos.

O perfil da equipe é mais sedentário? Atividades de baixo impacto também funcionam muito bem e podem até ajudar a reverter esse quadro. Além disso, ações como o Bolão corporativo ou o Álbum de Figurinhas personalizado também trazem ótimos resultados, com pouco suor envolvido.

O tamanho do time

Um álbum de figurinhas próprio só faz sentido quando uma empresa possui um certo número de colaboradores, claro. Mas isso não significa que equipes menores não possam se divertir e se conhecer melhor, utilizando o esporte como plataforma. Os eSports, por exemplo, só crescem e têm cada vez mais adeptos no Brasil, e algumas empresas já entenderam isso.

Da mesma forma, não é preciso paralisar a operação para realizar competições com um grande número de envolvidos. Se a ideia é praticar pra valer, sempre há a opção de realizar torneios ao longo do ano ou juntar a galera para um dia especial junto aos ídolos do esporte.

Orçamento

Independente do tamanho do seu orçamento, o endomarketing esportivo deve trazer um retorno positivo. Não é preciso um orçamento milionário para realizar ações memoráveis e com resultados interessantes.

A dica aqui é usar a criatividade, pesquisar alternativas e conversar com uma agência especializada em endomarketing – pois a experiência ajuda na hora de encontrar a melhor opção para cada contexto.

Tempo e Planejamento

Como ocorre com qualquer outra atividade profissional, as ações de endomarketing devem ser corretamente planejadas, para que sua execução ocorra da melhor maneira e os resultados apareçam. Mais do que isso, é importante poder medir os resultados obtidos, o que também só é possível quando definimos os objetivos e as métricas que os representam.

É neste ponto que, muitas vezes, fica o gargalo. A priorização das atividades mais urgentes acaba impedindo um planejamento cuidadoso, no tempo adequado. Como diz aquele ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Para contornar esse problema, é preciso estar antenado, sempre vislumbrando oportunidades no futuro próximo (ou não tão próximo).

Conclusão

Os esportes em geral são associados à saúde, bem-estar, mas também têm a ver com lazer, competição e diversão. Trazer tudo isso para dentro da sua empresa e ainda melhorar o ambiente interno e a performance dos colaboradores parece uma ótima jogada, não é mesmo?

Para isso, não é preciso ter 22 craques no time de marketing, nem o orçamento de marketing do Barcelona FC. Conhecendo sua equipe, basta ter vontade de realizar e criatividade. Fique por dentro das novidades em nosso blog e conte com a gente!

 

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