Marketing de Ativação


O Ativação FC é a área da RP2 Sport Marketing, dentro do Marketing Esportivo, específica para criação do Marketing de Ativação. Aqui atendemos empresas que precisam e entendem que a ativação da marca por meio do esporte é capaz de trazer resultados positivos. Acreditamos que a interação com o público-alvo por meio de algum tipo de experiência positiva é o modo mais eficaz de manter sua marca na lembrança do cliente.


Mas o que é Marketing de Ativação?


O Marketing de Ativação é toda ação, campanha ou evento que procura mostrar uma marca e/ou produto para seu público alvo, por meio da criação de uma experiência de marca. Ao provocar uma reação emocional positiva como risos, surpresa, adrenalina, orgulho, entre outras, a lembrança da marca será realizada com carinho e permanecerá muito mais tempo na memória do consumidor final.


Os resultados do Marketing de Ativação são tanto o aumento na geração de negócios como a lembrança da marca atrelada a valores positivos do esporte. Cada esporte e atleta naturalmente possuem valores e características que serão atribuídas a marca ou produto.


No caso de patrocínios de equipes ou eventos a não ativação da marca ainda é um erro relativamente comum. Muitas empresas acreditam que o simples patrocínio já é suficiente para geração de negócios e lembrança de marca. Nós da RP2 Sport Marketing entendemos que o patrocínio sem a ativação é metaforicamente igual a ter um avião e não ter verba para o combustível. Ou seja, um avião que não levanta voo.


No esporte, o Marketing de Ativação é muito bem utilizado e apresenta exemplos super legais no Brasil e no Mundo.


Champions League


A Champions League é o principal campeonato de futebol entre clubes europeus. Atualmente, os principais jogadores do mundo jogam em ligas europeias o que faz da Champions o campeonato entre clubes com mais audiência no planeta.


Patrocinar a liga significa estar de alguma maneira presente em todos os países que acompanham o futebol. A Heineken e a Nissan realizaram a ativação da marca no Brasil de maneiras diferentes, mas ambas interessantes.

RP2 - Champions League

Heineken


Alinhada com sua campanha “Unmissable Moments”, a Heineken realizou um evento no ginásio do Pacaembu em São Paulo chamado “A Final Imperdível”. O jogo foi Liverpool x Tottenham e contou com a maior TV de alta definição produzida para transmissão de uma Final. Várias celebridades estiveram presentes no evento que contou com milhares de brindes e shows antes e depois do jogo. Com toda certeza todos participantes viveram uma experiência incrível e se recordarão da Heineken e do jogo por muito tempo.

RP2 - Heineken Pacembú

Nissan


A Nissan, montadora japonesa, também de acordo com sua campanha de marketing e a hashtag #InnovateYourGame criou a ativação de marca “Nissan Scan”. Ao acessar o site da campanha, preencher um cadastro e enviar uma foto de um logo da Nissan, o acesso aos jogos do maior campeonato do mundo estava liberado via streaming. Ou seja, sem custo nenhum e em diversas plataformas diferentes.

RP2 - Nissan

NBA House


A NBA House foi montada para as Finais da temporada 2018/2019 entre Golden State Warriors e Toronto Raptors no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Totalmente voltada para criar uma experiência única para o fã do basquete.


"A casa foi desenhada nos mínimos detalhes, pensada com carinho em cada espaço para garantir que o público viva experiências únicas no universo da NBA. Vamos receber os fãs aos finais de semana, com uma programação que mistura diversão, entretenimento, paixão e inovação, e à noite para acompanhar os jogos das finais da liga. Vamos surpreender, e a NBA House vai fazer história em São Paulo"


Rodrigo Vicentini

Head da NBA no Brasil.


Budweiser e Nescau


Entre as empresas patrocinadoras da NBA House, Budweiser e Nescau criaram ativações nas próprias embalagens:

Therezópolis e Super Bowl


A cerveja Therezópolis realizou ação em comemoração ao Super Bowl, em 2018. Em parceria com a equipe Mooca Destroyers, a marca reuniu atletas do time, torcedores e fãs do futebol americano no Titular Bar, na região da Mooca, para assistir à final e participar de ações com direito à premiação.

Buh


A Buh, marca de roupas, promove campeonato de Futmesa para os seus clientes. A unidade de Itaquera conseguiu potencializar a experiência promovida. No último dia, nas finais, levou para dentro da loja uma equipe de animação, com narrador, animador e equipe para promover um clima de decisão. Os participantes tiveram seus jogos narrados no estilo rádio. Os familiares dos “atletas” foram animados, com a criação de um clima de jogo de futebol. Tudo ocorreu dentro da loja. Uma ação integrada e criada a partir do espaço à disposição.

KPIT


A KPIT, multinacional indiana da área de TI, precisava ambientar seu estande durante o Oracle Open World Brasil, edição de 2018, que aconteceu no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


O evento é um dos principais encontros de Tecnologia da Informação da América Latina e a KPIT é uma das principais parceiras comerciais da Oracle em todo o mundo.


Aproveitando o período pré-Copa do Mundo, a RP2 sugeriu pequenas inserções esportivas dentro do estande, utilizando táticas de Endomarketing, mas desta vez voltadas para o público convidado do evento, estimado em 6 mil visitantes.


Três ações foram adotadas para ambientar o espaço. A primeira delas, a presença de Raquel Benetti, a “Rainha das Embaixadinhas”, parceira constante das ações de engajamento da RP2. Durante os 2 dias do evento, Raquel se apresentou e “desafiou” os visitantes a fazer embaixadinhas. Quem chegasse a um número específico ganhava um brinde comemorativo, no caso uma mini-bola de futebol personalizada.


Em outra parte do estande foi organizado um torneio de Futebol de Botão, que contou com um campo oficial, monitores, times personalizados com as escalações de todas as seleções brasileiras campeãs do mundo. O resultado foi excelente, uma vez que os convidados mais antigos puderam reviver seus tempos de juventude e, os mais jovens, foram induzidos a conhecer essa modalidade que encantou gerações e crianças pelo Brasil.


Por fim, como ferramenta de engajamento direta, foi elaborado um desafio de chute ao gol, utilizando, para isso, um mini-gol, no qual os convidados tinham 3 chances para acertar. Quem conseguisse também levava para casa a mini-bola personalizada.


A junção das 3 ações de Marketing Esportivo fez do estande da KPIT o mais visitado de todo o evento, assim como o ambiente de maior recall para os visitantes, informações confirmadas pela própria Oracle, organizadora do evento.

RP2 - feira exibição

Conclusão


Como podemos ver o Marketing de Ativiação determina para a marca/empresa uma força de contato direto com o seu público. E a utilização do esporte como meio para este objetivo fortalece questões de fidelização, ampliação de clientes e apresentação de novos produtos.

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