Endomarketing Esportivo

Saiba como empresas aplicam o Endomarketing Esportivo para promover a comunicação e a performance das suas equipes utilizando o esporte como ferramenta.

Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre o Endomarketing Esportivo. Conceitos importantes, definições e exemplos de empresas que já utilizam com sucesso o esporte como ferramenta de suas estratégias de endomarketing.


Mas o que é Endomarketing?

Você já conhece o conceito de Endomarketing? Estamos falando do conjunto de ações de comunicação e eventos voltados para seu público interno, seja ele seu colaborador, revendedor ou mesmo seu fornecedor ou parceiro de negócios.

O Endomarketing tem como principais objetivos informar, motivar e engajar os stakeholders em torno de sua marca. É uma ferramenta importante para as áreas de marketing, comunicação e desenvolvimento de pessoas, promovendo um ambiente de trabalho mais integrado e contribuindo com a disseminação da cultura da empresa.


​E o que é Endomarketing Esportivo?

Já o conceito Endomarketing Esportivo faz tudo isso, mas utilizando o esporte como pano de fundo das ações, proporcionando um engajamento muito maior do que as tradicionais ações de marketing interno.

E as possibilidades são infinitas. Seus colaboradores podem experimentar momentos inéditos, como disputar uma partida de futebol em um campo oficial, conhecer ídolos de seu esporte favorito, participar de campeonatos internos, de atividades ao ar livre ou fora do ambiente profissional, além de praticar atividades físicas e mentais “fora da caixa”.


“Não é preciso ter um time enorme ou um grande espaço físico para promover atividades esportivas na sua empresa”

Pequenas e grandes empresas em todo o mundo já incluem atividades esportivas em seus calendários internos, e essa é uma tendência em crescimento no Brasil, especialmente após o país organizar eventos de grande porte, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e, agora em 2019, a Copa América.

Diversas empresas aproveitaram esses eventos para organizar atividades de integração interna, que podem ser um álbuns de figurinhas com fotos dos colaboradores, um bolão virtual, campeonatos de videogame ou até torneios de grande porte, organizados mesmo em campos e quadras oficiais.


Vantagens de usar o esporte na empresa


Entre os resultados obtidos em empresas que adotaram o endomarketing esportivo, podemos destacar:

1. O aumento de produtividade dos colaboradores

2. Redução do turnover

3. Maior engajamento das equipes

4. Melhor integração entre diferentes áreas

5. Atração de talentos

6. Melhora no ambiente de trabalho


Mais qualidade de vida no ambiente de trabalho

Você já deve ter parado para pensar que, em geral, as pessoas passam a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho. Portanto, melhorar a qualidade de vida nesses locais tem um impacto extremamente positivo na rotina de qualquer indivíduo, o que por sua vez favorece também as equipes e as corporações.


Ressignificar as relações de trabalho por meio do esporte


Muitas empresas preocupadas com seus colaboradores e parceiros já perceberam que ações envolvendo o esporte conseguem quebrar a rotina de trabalho e engajar as equipes em atividades mais saudáveis, prazerosas e com grande capacidade de recall. Elas fortalecem laços e promovem um grande bem-estar físico e mental para todos os que participam das atividades, seja “dentro de campo” ou mesmo na torcida ou na organização dos trabalhos.

Essa integração, por sua vez, proporciona mais eficiência na comunicação interna e, consequentemente, ajuda a dinamizar processos e rotinas internas, melhorando a performance de indivíduos e equipes.


O esporte como marketing de relacionamento

Os diversos benefícios do Endomarketing Esportivo não precisam se restringir ao universo dos colaboradores. Eles podem e devem ser utilizados para estabelecer ou estreitar novos relacionamentos de interação, sejam eles organizados internamente ou não.

Convidar seus melhores fornecedores para assistirem aos jogos do campeonato interno de sua empresa, ou para participarem em algumas atividades pontuais, como, por exemplo, um campeonato de embaixadinhas ou de cobranças de pênaltis são ótimas iniciativas. Mas as opções são praticamente infinitas e irão variar de acordo com os objetivos de cada campanha e o perfil do público-alvo.


Como trazer o esporte para a sua empresa?

Não é preciso ter um time enorme ou um grande espaço físico para promover atividades esportivas na sua empresa. Há soluções para todas as realidades,  que devem levar em conta não apenas o porte da empresa ou os recursos disponíveis, mas principalmente o perfil das equipes e a cultura organizacional.

É possível organizar ações esportivas dentro das empresas, utilizando estações ou intervenções no ambiente de trabalho.

Proporcionar a interação com atletas, ex-atletas ou pessoas que são referência no esporte também pode ser uma forma interessante de reunir e motivar equipes.

Ou organizar torneios de eSports. Sucesso em muitas empresas, os jogos de videogame proporcionam experiências muito envolventes, para colaboradores de todas as idades.

Eventos como a Copa América também são uma oportunidade de promover ações relacionadas, como um bolão virtual, um álbum de figurinhas ou ambientações da empresa.

Empresas maiores podem, por exemplo, organizar campeonatos próprios, sejam eles internos ou mesmo entre empresas parceiras ou filiais.

Confraternizações corporativas também são momentos ideais para incluir atividades esportivas descontraídas e saudáveis. Estádios, como o Pacaembu, em São Paulo, por exemplo, são ótimas opções para esse tipo de evento.

Tudo isso fica ainda melhor e mais realista quando colocamos em campo não somente os atletas, mas também serviços como trio de arbitragem, narração profissional, entrevista coletiva após os jogos, etc.

Endomarketing Esportivo


Métricas para avaliar os resultados obtidos com o Endomarketing Esportivo

Assim como em qualquer atividade profissional, as ações de endomarketing precisam ser planejadas, executadas e, então, avaliadas, para que seja possível verificar os resultados e auxiliar no planejamento de futuras ações.

Ou seja, para que projetos de Endomarketing Esportivo continuem sendo promovidos nas empresas, é preciso que os profissionais responsáveis pela organização e pelo gerenciamento das atividades sejam capazes de traduzir em números e critérios objetivos os resultados alcançados, de forma a sustentar a validade das ações e justificar seu investimento.

A coleta, estruturação e análise do feedback dos colaboradores é uma etapa muito importante e muitas vezes negligenciada devido às dificuldades técnica em executar tais tarefas. Não deixe de realizar pesquisas de avaliação das ações e eventos, pois há empresas especializadas neste tipo de tarefa, inclusive com pacotes gratuitos.

Em geral, as métricas mais utilizadas para medir a efetividade das campanhas de Endomarketing Esportivo procuram mensurar os seguintes objetivos:


1. Engajamento dos colaboradores

Uma forma de demonstrar o engajamento e ter uma noção do seu crescimento é o uso de tags em campanhas e ações realizadas para os colaboradores. Na Copa do Mundo, por exemplo, muitas empresas adotaram tags oficiais para que cada foto realizada pelo seu time de funcionários pudesse demonstrar o efeito de cada atividade em números de participante e alcance externo do trabalho. Com isso, você consegue mensurar – ter dados mais claros – do resultado.


2. Avaliação dos participantes

A pesquisa de campo é fundamental. Pós-atividade empresa pode elaborar um plano de notas para cada ação e enviá-lo para os colaboradores por meio das ferramentas de comunicação interna. O feedback ajuda diretamente na repetição ou não repetição de ações e, também, na forma de explorar novas ideias para impactar todos os grupos.


3. Redução do turnover

O que é o turnover? Isso se resume a grande rotatividade de colaboradores. A empresa que tem esse problema não se atenta que suas causas estão ligadas a insatisfação com o trabalho, crises de gestão e ambiente ruim, entre outros pontos relevantes.
O endomarketing é aliado na redução – ou até mesmo eliminação – deste inimigo das empresas. É importante ter um plano de ações de endomarketing durante ao ano e no caso da utilização do esporte, as atividades propostas auxiliam na elaboração de medições que apresentam números ao RH para ter o controle.


Conheça empresas que já utilizaram o Endomarketing Esportivo e o resultado dessas iniciativas


Banco Itaú

Netshoes

Neshoes e RP2

KPIT

TecnoWise

Leo Madeiras

Conclusão

O Endomarketing Esportivo proporciona excelentes resultados e já é realidade em diversas empresas no Brasil e no mundo. As práticas relacionadas ao esporte fazem bem para o corpo, a mente e também para a integração e performance de colaboradores.


Para trazer o esporte para dentro de sua empresa, você pode contar com o apoio de uma agência de endomarketing – saiba mais neste artigo, ou entre em contato através de nosso site!